A Motoczysz 2011: 200 hp e 300 km por hora!
Michael Czysz – o homem por trás da inovadora moto elétrica Motoczysz – tem defendido alega que o seu motor 2011 E1pc produz teóricos 200bhp! Mas ele admite que, para efeitos do TT Zero (Nota MM: que acontece hoje na Ilha de Man), a entrega de potência total tem de ser temperada pela necessidade de conservar a energia das baterias para completar o curso de 37,7 milhas (60,7 km).Czysz fez grandes progressos na tecnologia de motocicleta elétrica nos últimos três anos e, para este Troféu Turista, montou uma máquina nova, com uma nova tecnologia de motor, baterias, controlador, computador, tudo embrulhado no chassi tecnologicamente mais avançado do TT. Provavelmente o chassi mais avançado no motociclismo inteiro!
Czysz disse: “Quando uma equipe de corrida com motor a gasolina e potência convencional afirra que sua moto tem tanto de potência não há maneira de verificar. Eu tenho uma (Ducati) Desmosedici que o fabricante diz ter um 200bhp, mas em nosso dyno Superflow ela só produz 175. E se você levou para o outro dyno a potência pode variar.
“Com a electricidade não; é uma fórmula matemática de volts x ampères para lhe dar kilowatts e há uma correlação direta com os cavalos de força. Então, quando cito 200bhp, ou seja 200bhp, essa é realmente nossa potência de pico Minha meta é criar 95% da potência de pico, mas Michael Rutter está montando a nossa moto com 50%, porque temos de conservar a energia para completar a corrida.
“Estamos preparados para atingir 190 mph (304 km/h), mas se usarmos esse potencial, não terminaremos a corrida. Mas com, digamos, 50mph (80 km/h) poderíamos fazer 150 milhas (240 km)!
“As pessoas esquecem que as motos a gasolina tem mais de 50 anos de desenvolvimento. As nossas tem apenas três anos e eu diria que no momento estamos no entre um oitavo e um décimo do nosso potencial de energia.
“Isso é o equivalente a pedir John McGuinness a cair oito décimos do seu combustível e, em seguida, fazer a seis voltas do percurso da montanha do TT. Estamos com apenas 6% de desenvolvimento, ou seja, em termos reais, ainda estamos mesmo a pé.”
Então como é pilotar a moto? Rutter disse: “É muito rápido. A aceleração do Quarterbridge quando as baterias estão cheias é apenas impressionante. Eles continuam me dizendo para pilotá-la de forma conservadora, mas eu dei uma rápida esticada e você não pode acreditar o quão rápido ele acelera. Atingi 152 mph (243,2 km/h), mas tive qe desacelerar logo. Se não tivéssemos nenhuma restrição sobre a vida da bateria não vejo nenhuma razão para que nós não poderíamos fazer voltas tão rápidas quanto uma moto convencional. Incrível! ”
Rutter é cauteloso sobre quebrar aa média de 100 mph (160 km/h) mágicos este ano – apenas porque há pouco tempo para ajustar a moto e se acostumar a equilibrar o desejo de ir mais rápido com a necessidade de economizar energia. Mas isso não vai impedir que ele e o companheiro de equipe Mark Miller, se divirtam pelas ruas e estradas da ilha.
Fonte: MCN
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