Pesquisar este blog

sábado, 19 de maio de 2012

Diário de Bordo da Irlanda – Parte 6

Alves, Rhalf, Rafa,eu,Fabbinho e Renato no Joey Dunlop Memorial…
Hoje foi dia de folga aqui no NW 200, e nós aproveitamos para um rolé até Ballymoney, cidade do grande Joey Dunlop, 26 vezes campeão do Troféu Turista da Ilha de Man, a mais antiga, famosa e perigosa corrida de motovelocidade de estrada do planeta (saiba mais clicando aqui). Combinamos com o Francis, e como não cabia todo mundo no táxi dele, Rafa e Fabbinho foram na Van.
Sente a BMW do cara:  guarda-chuvinha na garupa…
Pegamos uma estradinha costeira maneiraça, com ruínas de castelos, ovelhas e gado, algo como uma milenar  Av.  Niemayer. A chuva deu uma trégua, aliás em dia nublado aqui nego solta foguete, vai à praia e o carai.
Olha que cachorro mais gente boa…
Depois de alguns quilômetros na contramão (inglesa) e cruzando com centas motos, chegamos. O lugar é demais de belo, especialmente nessa época do ano. As lojas, restaurantes e hotéis  colocam motos na vitrine, vi uma TZ 250 que foi do Joey e uma moça com uma Rothmans Honda 125 2 tempos inacreditável. Pedi para ela parar, acho que ela pensou que a gente era do mal e foi embora, mas o Alves gravou. Bom, se o Alves  gravar tudo que eu peço ele ficaria sem disco rapidinho, pois tudo me encanta, as pessoas, ruas, cachorros, vimos um bulldog daqueles de desenho animado, espetacular.
Uma das placas do Jardim JD…
Estacionamos e entramos no Joey Dunlop Memorial Garden, um lugar muito especial, com uma escultura em tamanho natural dele sentado em uma VTR 1000 (eu acho). As pessoas tinham fisionomia solene, tiravam fotos e comentavam sobre as façanhas de Joey, que morreu em 2000. No fundo do jardim tem uma estátua do irmão dele, Robert, que morreu aqui no NW em 2008.
Movimento motociclístico nesta sexta em Ballymoney…
Eu já estava maravilhado com aquilo tudo quando apontou na reta Mr. John McGuiness, 17 vezes vencedor do TT, maior lenda viva da motovelocidade de estrada. Ele, que  estava com a turma da BBC, atendia autógrafos e fotos com paciência britânica. Liguei o microfone e parti pra dentro. Foi a 2ª entrevista que fiz com ele essa semana, e uma das mais interessantes da minha carreira. Ele falou sobre a importância de Joey para o motociclismo, os pegas que os dois disputaram no passado, as diferenças da MotoGP e o TT, foi extraordinário, pois ele gosta de falar  e se expressa muito bem. Para completar, pedi para ele fazer um comercial do programa no SporTV e ele fez! Thanks, Mr. McGuiness!
John McGuiness posando e enchendo o pote no Joey’s Bar hoje à tarde…
Na sequência, estivemos no famoso Joey’s Bar, onde o Dunlop recebia os amigos e ganhava a vida. Apesar das incontáveis vitórias e duas medalhas do Império Britânico, o grande herói das estradas nunca recebeu os supersalários da turma dos circuitos. Entramos no bar e, tarám, tava lá o McGuiness bebendo uma Guiness e dando atenção aos motociclistas que lotavam o local.
O time brasileiro  esfomeado na |Irlanda…
Falei com uma velha corredora muito engraçada, fã do Paschoalin, que anda famoso por aqui depois da nossa entrevista na BBC. Almoçamos muito bem, aliás, o Fabbinho comeu por nós todos, haha.
O local exato onde o Rafa enfiou o focinho brasileiro na rotatória irlandesa…
A seguir, voltamos pro paddock com uma parada na rotatória (roundabout) onde o Rafa caiu. Ele contou que vinha naquela de passar todo mundo e, claro, não deu certo, mas pelo menos não machucou e vai correr com mais cabeça amanhã.
Alves, Renato eu em frente ao paddock do NW 200…
E no momento estamos na sala de imprensa, jogando conversa fora e convencendo os fotógrafos a nos cederem gratuitamente fotos do Rafa. Nem sei como ficou a coisa na França, espero que Valentino Rossi tenha mostrado o seu valor. Como nossa estrutura é precária, vão sair os resultados dos treinos e vocês comentam no estilo, no mural deste sábado, ocá?
Três pratos no banquete do Fabbinho hoje…
Vou postar também uma tradução que fiz de uma volta no Circuito Triângulo, onde pra variar chove pacarai e não para de chegar gente; a corrida de amanhã vai ser provavelmente debaixo d’água e com certeza sensacional.
A água semi-milenar que bebi hoje. Beber água na Irlanda é  coisa de véi…
Falando em água, essa é demais, de uma fonte que é explorada a nada menos que 800 anos. O Rhalf deu um confere e mandou pra dentro antes de mim, mas teve que me devolver; ele não gosta de água com gás, hehe.
Aproveito para agradecer as fotos dos diários que temos publicado, de autoria do craque Renato Durães.
Aí vai um vídeo dos preparativos da corrida que a Honda TT Legends acaba de divulgar…

Para fechar, imagens  da corrida de ontem pelos nossos novos amigos da Full Throttle Imaging.
Rafa na qualificatória debaixo de chuva…
Largada!
Alastair Seeley a caminho da vitória na Superstock…
Pódio da Superstock…
Seeley no pódio: Acelera Irlanda!

Fausto Macieira

Nenhum comentário: